Artistas Portugueses no Second Life: rumo ao estrelato

4 Setembro 2008 at 2:11 am (SL) (, , , , , )

Na vida real chama-se João Frazão, e desde 1984 que ele, tocando cavaquinho electrónico, actua profissionalmente juntamente com vários artistas portugueses, fazendo várias digressões pelo mundo fora, com actuações em Toronto, Sidney, Bóston, Vancouver, Goa, Maputo, entre outros.

Recentemente descobriu o Second Life® e tornou-se TB Andel. Continua a tocar World Music com influências na música tradicional portuguesa, jazz, fado e música africana, quer arranjos originais da musica tradicional portuguesa, quer canções originais sempre com a base instrumental do cavaquinho electrónico. Com mais de 5000 ouvintes por mês e centena de admiradores e fãs, TB Andel é reconhecido quer na comunidade portuguesa, quer na comunidade internacional que frequenta os números venues de música ao vivo diariamente.  Poucas são as oportunidades dum artista como ele poder levar a sua música, sobretudo a música popular portuguesa, a todo mundo e ser reconhecido pelo excelente trabalho que desempenha.

TB Andel, é sem duvida, já um caso de sucesso neste mundo virtual.

Dia 5 de Setembro, sexta-feira, a ilha Saudade e Fado (Cassandra of Azores) tem o prazer de o receber novamente para um grandioso espectáculo por volta das 23h GMT (3SL PM). Ao seu reportório habitual  juntam-se os seus mais recentes originais, provando que o reconhecimento pode potenciar (e muito) a creatividade e a criação. Esperamos por vós para que todos o possamos aplaudir em força.

Electronic Ukelele

Electronic Ukelele

Um dia depois, e no meio dos seus concertos SL, Rui Gaio aka Peltzer Hirano, vai poder mostrar a todo o Portugal (e não apenas à comunidade SLiana os seus dotes artísticos. Peltzer, que se entitula “one-man-digital-band” nasceu no ciberespaço em 2006 em espaços como o myspace. Quando, cerca de um ano depois, descobriu e entrou no Second Life®, imagino que não imaginaria que um dia a sua música estivesse num vídeo concorrente ao Festival Internacional de Cinema Festróia, e tivesse o reconhecimento internacional  dos criadores da Plataforma – Linden Labs®. Eu que o acompanhei desde newbie (ou antes, visto ter sido uma grande amiga que me falou dele antes mesmo de entrar) só me arrependo de não ter conseguido orientá-lo mais no inicio e ter conseguido agendar com ele o seu primeiro concerto. Mas foi com prazer que o encontrei no ínicio da sua carreira SL, e maior agora o prazer ver como ela evoluiu. Sejam ou não residentes, não percam a sua presença na RTP2 no próximo sábado – 19.30, Lisboa time 🙂

Peltzer RL Shows

Peltzer RL Shows

E enquanto algures na blogosfera se passam novelas que não lembra a ninguém, ao mesmo tempo dezenas de portugueses e não portugueses juntaram-se para ouvir aqueles que irão ser um novo sucesso no Second Life. Os FXF e primeira cantora portuguesa Xenya Skytower, tiveram hoje a sua ante-estreia, na ilha do Fado e Saudade. E os elogios ouvidos do príncipio ao fim, só vem provar que o SL permite que artistas de todas as áreas possam percorrer o seu rumo ao estrelato e reconhecimento internacional…

Que estes exemplos sirvam para mostrar a todos: que um mundo virtual como Second Life permite concretizar sonhos, demonstrar que existem temos connosco talentos de gabarito reconhecidos internacionalmente, e que é possível que todas as comunidades se juntem em torno de uma ou mais vozes. Porque afinal, “O que é nacional é bom…”!

Anúncios

14 comentários

  1. TP said,

    É por aqui o caminho,só pode ser, parabéns a todos.:D

  2. ElectroescadaS said,

    Modéstia à parte mas desde que conhecemos a Xenya (Electro & Nikyta) na vida real que a garota tem uma voz fenomenal.

    Uma voz muito límpida, melodiosa e que revela uma alegria e que nos encanta. Mas os FXF não são só a Xenya, também existe um Frederik e um Fábio que prefazem o conjunto em si. 3 pessoas que em conjunto nos presentearam com musicas conhecidas, tocadas e cantadas da forma como só os FXF sabem…

    Para mim dos poucos concertos de Portugueses a que assistirei assiduamente, os FXF estarão sempre em primeiro lugar.

    Quem sabe se ainda me torno segurança da banda, aí já vos meto na linha… :mrgreen:

  3. Naima Aya said,

    (^_^), parabéns a estes artistas maravilhosos. Parabéns a todos que apoiam estas iniciativas 🙂 Estou muito mais virada para estes lados, onde os trabalhos dão verdadeiros frutos, onde o trabalho é realmente valorizado (^_^)

    Bem ajam afro e TP e comunidade Tagus.

  4. Elora said,

    Epá, também quero ser estrelada!

  5. Sonya said,

    Electro, confesso que na primeira vez que ouvi a Xenya fiquei arrepiada. E sem dúvida que os FXF são 3 elementos que se completam..um não existiria sem os outro dois…
    Estão mesmo de parabéns! Ontem não me deixaram ficar mal! 😉

  6. katieusher said,

    Congratulations!We attended the event and the music was wonderful! I agree, Xenya has the most amazing voice. The accompanying music was excellent too, as were the surroundings.

    We took the time to visit the museum too, and Aggio explained to me the meaning of Fado, I love the music, and the learning too!

    Is there an FXF CD available to purchase anywhere?

  7. Fokas said,

    Electro,

    A Xenya canta muito bem…mas estás a ficar velho pá …o que se passa ctg Man?
    Agora já curtes musiquinhas de embalar chevalitos?
    Este Verão andou a fazer mal a muita gente!

  8. Sonya said,

    Katie, not yet. But i have a felling that we don’t have wait much longer… hehe!

  9. ElectroescadaS said,

    katieusher for the moment FXF only played in school and to friends (like TP and Sonya). They are young (Frederik has 19, Xénya has 19 and Fábio has 23 years old) and they are Nikyta sons expect Xénya (shes is Fredrik girlfirend in Real Life)…

    About a CD? Lets wait a while and maybe we see CDs on sale 😉

    Lets see if they can be famous and who knows if the fame can start on SL and one day come to RL… :mrgreen:

    Quanto a ti Fokas realmente não estou a entender essa boca “foleira”. Para tua informação caso não saibas o Fabio e o Frederico são os meus putos e da Nikyta… 😈

  10. Fokas said,

    Electro,
    Pronto…Man..estava a brincar ctg! Um de nós vai ser o primeiro avô de Portucalis! Espero ganhar-te com uma volta de avanço!!!!!:-)))))))))))))).
    Abraço aos putos que são de certeza melhores do que o PAI! Break a Leg Ganda Kota!

  11. ElectroescadaS said,

    Avô de Portucális só se fores tu, eu cá deixei de me misturar… :mrgreen:

  12. Afro said,

    Relembro a todos que logo à noite temos festa “em grande” com o concerto do TB Andel. Não percam!

    Aproveito para dizer que andamos também searching por um DJ… de fado. Ou melhor por um DJ que se comprometa a passar a passar música portuguesa, essencialmente fado, em ocasiões a combinar e a seguir a eventos. E nem precisa de ter um bom “reportório” de fados, que nós facilitamos os nossos. Inscrições abertas…digam coisas 🙂

  13. Naima Aya said,

    Fokas “Break a Leg Ganda Kota!”

    looooooooooool

  14. ElectroescadaS said,

    Qualquer pessoa que possua uma boa biblioteca musical de fado poderá, caso queira, passar “Fado” no SL (como se fosse muito difícil brincar aos DJs)… 😈

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: